INÍCIO DAS AULAS DOS CURSOS DE FIC DO PROJETO ARANOUÁ

Projeto-1 INÍCIO DAS AULAS DOS CURSOS DE FIC DO PROJETO ARANOUÁ

O Instituto Federal do Amazonas (IFAM), a empresa Samsung Eletrônica Da Amazônia LTDA (SEDA) e a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa, Extensão e Interiorização do IFAM (FAEPI), em junho de 2020, firmaram parceria por meio do Convênio nº. 001/2020, com o objetivo de desenvolver o Projeto de formação e aperfeiçoamento profissional de nível superior e pós-graduação em áreas prioritárias relacionadas à Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM), denominado ARANOUÁ.

O projeto ARANOUÁ visa a formação profissional especializada, concomitante e complementar aos cursos regulares de tecnologias e engenharias do Instituto Federal do Amazonas tendo em vista alavancar a eficiência acadêmica do IFAM e suprir a demanda nacional de profissionais qualificados nas áreas de Engenharias e Tecnologias, na perspectiva da chamada “STEM” (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), com enfoque em quatro áreas de interesse: Engenharia da Computação/Software; Segurança na Internet das Coisas; Inteligência Artificial (domínio na subárea de saúde e bem-estar) e Computadores móveis e vestíveis.

À frente do Projeto está a equipe gestora do IFAM composta do Coordenador Geral, Dr. Paulo Henrique Rocha Aride, Coordenadora Acadêmica, Dra. Cláudia Magalhães do Valle e o Coordenador Administrativo e de Qualidade, Me. Francisco Antônio Siebra Lacerda, além de coordenadores locais, de curso, professores, tutores e alunos. O Projeto conta, também, com a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa, Extensão e Interiorização do IFAM (FAEPI) para gerir os recursos financeiros.

Durante a fase de implantação e alinhamento do Projeto foram realizadas reuniões presenciais e on-line, usando o Google Meet, em julho, gosto, setembro e outubro de 2020, com os Diretores Gerais dos Campi, Diretores de Ensino e Extensão, Chefes de Departamento, Coordenadores e professores dos Cursos de Tecnologia de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS-CMC), Engenharia de Controle e Automação (ECAT-CMDI) e Engenharia de Software (ES-CMZL), para o planejamento dos editais dos Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), construção dos requisitos e critérios para seleção dos candidatos: Alunos, Tutores e Bolsistas. Definição dos materiais de consumo e equipamentos, acautelamento dos materiais no âmbito dos Campi, foram ainda tratados a confecção dos cartazes de divulgação de cada curso, além dos procedimentos para as próximas etapas do projeto ARANOUÁ. Da mesma forma, houveram reuniões para a revisão dos PPC e ajustes nos editais no Cronograma dos cursos de FIC, definição das salas nos respectivos Campi, para realização dos cursos e atendimentos dos discentes, discussão dos dados de frequência/evasão dos alunos e a indicação pelos Diretores Gerais dos Coordenadores Local e Adjunto do Projeto ARANOUÁ.

Com o objetivo de selecionar professores, tutores e alunos, foram lançados, nos meses de setembro e outubro de 2020, os editais de seleção para esse fim, Nº 04 – preenchimento de 390 (trezentos e noventa) vagas para alunos em Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC); Nº 05 – preenchimento de 6 (seis) vagas para professor tutor voluntário e o de Nº 06 – preenchimento de 105 (cento e cinco) vagas do Programa para Ações de Permanência e Êxito (PAPE) em áreas prioritárias relacionadas à STEM, para os Cursos de Engenharia de Software (ES), Engenharia de Controle e Automação (ECAT) e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS) do IFAM.

Apesar das atividades acadêmicas estarem sendo desenvolvidas de forma remota no IFAM, as aulas dos Cursos de Formação Inicial (FIC) começaram no dia 24 de outubro de 2020, no modelo de ensino híbrido, aos sábados no Campus Manaus Centro (CMC) e Campus Manaus Distrito Industrial (CMDI) e de 2a-feira a sábado no Campus Manaus Zona Leste (CMZL). O programa deu início com um total de 398 (trezentos e noventa e oito) alunos matriculados e distribuídos entre 14 (catorze) cursos ofertados nesses Campi conforme o Quadro I, com o término das aulas previsto para o dia 19/12/2020.

T3 INÍCIO DAS AULAS DOS CURSOS DE FIC DO PROJETO ARANOUÁ