Formação Docente

Como parte fundamental do projeto, o programa de formação e capacitação atuará, por meio dos espaços multifuncionais criados, na formação de docentes em metodologias e tecnologias educacionais inovadoras, inclusive em parcerias e ações internacionais para capacitação dos docentes/pesquisadores associados ao projeto macro. Esta atividade se divide em um Programa de Formação Continuada com cursos de capacitação em Metodologias/Tecnologias ativas e inovadoras, e em um Programa de Formação e Imersão (SAMSUNG VET) por meio de intercâmbio com um país de reconhecida qualidade em educação profissional.

O programa de Formação Continuada irá oferecer cursos com foco em Tecnologias Educacionais visando atender os objetivos do programa, a princípio para um público alvo de 60 profissionais da educação, quais sejam:

– Tecnologias de informação e Comunicação (TICS) aplicadas ao ensino;
– Estratégias Básicas de Aprendizagem Ativa;
– Metodologias Ativas para Aulas Expositivas;
– Aprendizagem Cooperativa – Atividades em Grupo;
– Sala de Aula Invertida;
– Aprendizagem Baseada em Projetos;
– Design Thinking aplicado ao ensino;
– Sistemas de avaliação qualitativa.

O programa será desenvolvido para grupos de 10 (dez) participantes e terá como requisitos individuais mínimos: nível de idioma mínimo IELTS 5 em inglês (Intermediário a avançado), pois todas as aulas e treinamentos serão desenvolvidos em língua inglesa. Serão destinadas 8 (oito) vagas para
docentes do IFAM, 1 (uma) vaga para docentes da UFAM e 1 (uma) vaga para docentes da UEA. Os docentes externos (UFAM e UEA) farão a socialização das informações nesse primeiro momento por meio de workshops e outras atividades, com apoio do IFAM. Após feedback das avaliações destas ações, poderá ser sugerido a oferta de novas turmas.