DEFINIÇÃO

A Internet das Coisas (Internet of Things – IoT) descreve a rede de objetos físicos (“coisas”) que são incorporados a sensores, software e outras tecnologias com o objetivo de conectar e trocar dados com outros dispositivos e sistemas pela internet. Esses dispositivos variam de objetos domésticos comuns, residências e edifícios, cidades, transportes, serviços, a ferramentas industriais sofisticadas, unindo a Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e a Tecnologia Operacional (TO) contribuindo para a transformação industrial (Indústria 4.0).

OBJETIVO DO CURSO

O objetivo geral é dar uma visão ampla da tecnologia IoT, que irá permear e mudar as tarefas do cotidiano atual, voltada, fundamentalmente, para o bem-estar de pessoas, antecipando, alertando, diagnosticando e resolvendo problemas reais do dia-a-dia com rapidez e economia, e proporcionando eficiência nos processos industriais, de serviços e de governo.

Assim, o curso trata de conceitos deste mundo tecnológico, explora tecnologias que são base para obter soluções inteligentes e eficientes com IoT e promove diversas discussões sobre aplicações que podem se beneficiar com essa tecnologia.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

– Capacitar profissionais para desenvolver soluções que envolvem sistemas multiplataformas, tanto para a área acadêmica quanto para o mercado;

– Formar profissionais com conhecimento em: programação para sistemas digitais, embarcados, Wearables e o Web, além de tecnologias de comunicação e gerenciamento de dados em sistemas distribuídos.

PÚBLICO-ALVO

Poderão se candidatar os graduados em curso de nível superior, devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), em: em: Ciências da Computação, Sistemas de Informação, Engenharia da Computação/Software, Engenharia Elétrica, Engenharia de Controle e Automação, Tecnólogos na área de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e áreas correlatas.

O candidato que tiver interesse em cursar a pós-graduação Lato Sensu em IoT deverá possuir conhecimentos básicos de eletrônica e de programação estruturada e orientada a objetos.

INVESTIMENTO

O Curso de Especialização em Internet das Coisas é inteiramente gratuito (não possuindo taxa de inscrição, matrícula, mensalidades), visto que está sendo viabilizado a partir de recursos captados por meio do Convenio nº. 001/2020, firmado entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa, Extensão e Interiorização do IFAM (FAEPI) e a Samsung Eletrônica da Amazônia LTDA (SEDA), incentivadora do Projeto ARANOUÁ, de acordo com a lei de informática.

LOCAL E HORÁRIO

O curso será ofertado aos sábados, no período diurno (8h às 17h), as disciplinas serão ministradas em módulos. As aulas presenciais serão ministradas no Campus Manaus Distrito Industrial, localizado na Av. Gov. Danilo Areosa, nº 1.672, Bairro Distrito Industrial, CEP: 69075-35, Manaus/AM. Na impossibilidade de ofertar alguma disciplina de modo presencial, as aulas poderão ser realizadas de maneira remota, com atividades síncronas e assíncronas.

ESTRUTURA CURRICULAR