CTDI recebe o 1º Encontro Garotas da Computação, uma iniciativa do projeto Code4Girls

CTDI recebe o 1º Encontro Garotas da Computação, uma iniciativa do projeto Code4Girls

Na última quinta (29) o Centro de Tecnologia, Desenvolvimento e Inovação (CTDI Aranouá) recebeu o 1º Encontro: Garotas da Computação, uma iniciativa do projeto Code4Girls. O evento contou com diversas atividades, como a apresentação de projetos desenvolvidos, práticas de robótica, dinâmicas, rodas de conversa e muito mais. De acordo com os idealizadores, esse evento marcou o início de uma série de atividades planejadas para continuar incentivando e empoderando mulheres na área de computação.

O projeto Code4Girls

O projeto Code4Girls foi idealizado pela aluna e bolsista do 3º período de Engenharia de Software, Luana Aguiar em parceria com alunas de outros cursos relacionados a computação, tanto da Graduação como do Técnico Subsequente, do IFAM Campus Manaus Zona Leste. O Code4Girls é parte de uma pesquisa PIBIC em colaboração com o Projeto Aranouá e possui orientação do Prof. MSc. Fabiann Matthaus, o projeto propõe promover a permanência feminina nos cursos de computação através do ensino de robótica. O projeto integra inclusão, pensamento computacional e computação desplugada.

Além disso, o Code4Girls faz parte do programa Meninas Digitais da Sociedade Brasileira de Computação e já começou a gerar resultados significativos. O projeto foi aprovado para apresentação no Workshop Brasileiro de Informática na Educação (WIE) e ainda foi submetido em outros dois eventos: Workshop na área de inclusão e o Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE) Work in Progress, todos do Congresso Brasileiro de Informática na Educação.

Este projeto promete continuar sua trajetória de sucesso, incentivando cada vez mais meninas a seguir carreira na área de tecnologia, promovendo um ambiente inclusivo e colaborativo para a educação em computação.

Share this content:

Letticia Ribeiro

Deixe uma resposta