Professor do Aranouá apresenta artigos científicos em evento internacional nos EUA

O Frontiers in Education (FIE 2024) ocorreu de 13 a 16 de outubro de 2024 em Washington, D.C., EUA

O professor Dr. Vitor Bremgartner da Frota esteve no prestigiado evento Frontiers in Education (FIE) realizado em Washington (D.C), nos Estados Unidos, para apresentar dois artigos científicos desenvolvidos no âmbito do Projeto Aranouá. O congresso, que reúne educadores e pesquisadores de todo o mundo, é um dos principais eventos globais dedicados à inovações educacionais e pesquisas sobre o ensino de engenharia e computação, área STEM, com o objetivo de propor novos insights de pesquisas e abordagens educacionais.

Bremgartner, que atua como tutor de alunos bolsistas e é professor no curso de Especialização em Internet das Coisas do Projeto Aranouá, levou ao FIE 2024 contribuições que envolvem estes alunos tutorados, que são bolsistas do Programa para Ações de Permanência e Êxito (PAPE). Seus artigos exploram metodologias inovadoras para o ensino de robótica educacional, com forte enfoque no uso de tecnologias como Realidade Virtual (RV) e metodologias ativas de ensino como a Aprendizagem Baseada em Projetos Interdisciplinares (PBL) e cultura maker.

Robótica Educacional e Formação Interdisciplinar

O primeiro artigo, intitulado “WIP: Educational Robotics Through Interdisciplinary Project-Based Learning in the Training of Teachers and Students in Professional and Technological Education” escrito pelos autores Vitor Bremgartner, Hugo Velozo, Ana Bremgartner, Jeanne M. de Sousa, Alan Costa, Maria Aparicio, Julieuza Natividade, Pedro Figueiredo, Ayrton Araújo, Teresa Bremgartner. Este artigo apresenta uma metodologia de formação de professores em robótica educacional por meio da Aprendizagem Baseada em Projetos Interdisciplinares, envolvendo cultura maker e metodologias ativas com professores e alunos de diferentes níveis de ensino.

Realidade Virtual no Ensino de Física

O segundo trabalho apresentado, “WIP: Virtual Physics Laboratory Applied to the Study of the Propagation of Electromagnetic Waves”, escrito pelos autores Izac M. da Silva, Vitor Bremgartner, Marisa A. Cavalcante, Yasmin Marinho, Tarsila Dourado, Amanda Vieira, Juliana Duarte. Este artigo trata do uso de Realidade Virtual e experimentos simulados para ensino de Física, especialmente a respeito das ondas eletromagnéticas. De acordo com os autores, essa tecnologia não apenas facilita o entendimento de conceitos complexos como também torna o aprendizado mais interativo e acessível para estudantes.

Contribuição ao Ensino

A participação de Dr. Bremgartner no Frontiers in Education reforça o papel do Projeto Aranouá na modernização educacional, especialmente na formação de professores e alunos em áreas tecnológicas. Além disso, os artigos apresentados refletem o compromisso da instituição em promover inovação no ensino, preparando futuros profissionais para lidar com as demandas tecnológicas em constante evolução.

CTDI recebe o 1º Encontro Garotas da Computação, uma iniciativa do projeto Code4Girls

Na última quinta (29) o Centro de Tecnologia, Desenvolvimento e Inovação (CTDI Aranouá) recebeu o 1º Encontro: Garotas da Computação, uma iniciativa do projeto Code4Girls. O evento contou com diversas atividades, como a apresentação de projetos desenvolvidos, práticas de robótica, dinâmicas, rodas de conversa e muito mais. De acordo com os idealizadores, esse evento marcou o início de uma série de atividades planejadas para continuar incentivando e empoderando mulheres na área de computação.

O projeto Code4Girls

O projeto Code4Girls foi idealizado pela aluna e bolsista do 3º período de Engenharia de Software, Luana Aguiar em parceria com alunas de outros cursos relacionados a computação, tanto da Graduação como do Técnico Subsequente, do IFAM Campus Manaus Zona Leste. O Code4Girls é parte de uma pesquisa PIBIC em colaboração com o Projeto Aranouá e possui orientação do Prof. MSc. Fabiann Matthaus, o projeto propõe promover a permanência feminina nos cursos de computação através do ensino de robótica. O projeto integra inclusão, pensamento computacional e computação desplugada.

Além disso, o Code4Girls faz parte do programa Meninas Digitais da Sociedade Brasileira de Computação e já começou a gerar resultados significativos. O projeto foi aprovado para apresentação no Workshop Brasileiro de Informática na Educação (WIE) e ainda foi submetido em outros dois eventos: Workshop na área de inclusão e o Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE) Work in Progress, todos do Congresso Brasileiro de Informática na Educação.

Este projeto promete continuar sua trajetória de sucesso, incentivando cada vez mais meninas a seguir carreira na área de tecnologia, promovendo um ambiente inclusivo e colaborativo para a educação em computação.

Cursos FIC: lançado edital da décima oferta

Projeto Aranouá lança a 10ª oferta de cursos FIC com 450 vagas para alunos do IFAM

Estão abertas as inscrições para cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), os interessados podem acessar o edital (054/2024) e o formulário de inscrição no site da FAEPI.

LISTA DE CURSOS FIC

Os cursos FIC são uma excelente oportunidade de aperfeiçoamento profissional e desenvolvimento de novas competências. Nesta oferta, são 18 cursos na área de STEM, exclusivos para os alunos dos cursos de graduação do IFAM vinculados ao Projeto Aranouá (Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia de Controle e Automação e Engenharia de Software).

Confira os cursos por cada etapa:

Serão ofertadas 25 (vinte e cinco) vagas para cada Curso de Formação Inicial e Continuada – FIC com aulas a serem ministradas presencialmente no Centro Tecnológico de Desenvolvimento e Inovação – CTDI do Projeto Aranouá.

CRONOGRAMA

1. Período de Inscrição: 12/07/2024 a 21/07/2024

2. Resultado Preliminar: 26/07/2024

3. Interposição de Recursos: 27/07/2024 a 28/07/2024

4. Resultado Final: 31/07/2024

5. Matrícula: 01/08 a 02/08/2024

6. Início dos Cursos FIC no CTDI Aranouá a partir de: 03/08/2024

Ex-bolsista do Projeto Aranouá é aprovado em mestrado na USP

Exbolsista_aprov-1024x341 Ex-bolsista do Projeto Aranouá é aprovado em mestrado na USP

Paulo Henrique Barros Diniz, discente do último período do curso de Engenharia de Controle e Automação (ECAT) no IFAM Campus Manaus Distrito Industrial foi selecionado no Programa Pós-Graduação em Ciências de Computação e Matemática Computacional (PPG-CCMC) do Campus de São Carlos da Universidade de São Paulo.

Fundado no ano de 1974, o Programa Pós-Graduação em Ciências de Computação e Matemática Computacional (PPG-CCMC) detém um elevado padrão científico e é um dos que possui o maior índice de formação de mestres e doutores no Brasil, além disso o Programa possui nota máxima na avaliação trienal da CAPES.

O discente já soma diversas aprovações em Programas de Pós-graduação, e revela o impacto da experiência de participar do Projeto Aranouá, na sua vida acadêmica.

“[…] A experiência não só fortaleceu minha base acadêmica, mas também aumentou minha confiança para enfrentar desafios futuros. Estou profundamente grato pela oportunidade de ter feito parte de um projeto tão bem estruturado e enriquecedor como o Projeto Aranouá, que realmente fez a diferença na minha jornada educacional e profissional.”, contou Paulo.

Vector-33-1024x24 Ex-bolsista do Projeto Aranouá é aprovado em mestrado na USP

O Projeto Aranouá é a porta de entrada de muitos estudantes no universo acadêmico, a experiência de estar em um ambiente propício ao desenvolvimento pessoal, acadêmico e profissional aliados a orientação de professores capacitados é um fator crucial para o despertar de interesse por dar continuidade à carreira acadêmica.

“Os professores e coordenadores demonstraram não apenas conhecimento em suas áreas de atuação, mas também um compromisso com o nosso desenvolvimento acadêmico e pessoal. ” afirma Paulo.

Vector-33-1024x24 Ex-bolsista do Projeto Aranouá é aprovado em mestrado na USP

Se você possui interesse em ingressar no Programa Pós-Graduação em Ciências de Computação e Matemática Computacional (PPG-CCMC), acesse o link: https://icmc.usp.br/pos-graduacao/ppgccmc/ingresso

Girl Power: alunas representam o Projeto Aranouá em eventos da Sociedade Brasileira de Computação

Projeto Aranouá tem representantes no 24º Simpósio Brasileiro de Computação Aplicada à Saúde e na final da Maratona Feminina de Programação

24º Simpósio Brasileiro de Computação Aplicada à Saúde

A discente Aline Gassenn, orientada pelo professor Marcelo Chamy, irá apresentar o artigo de título “Aplicação de Modelos de Aprendizado Profundo na Estimativa de Relações Espaciais dos Objetos para Auxiliar Pessoas com Deficiência Visual”, o artigo é fruto do Trabalho de Conclusão de Curso da Pós-graduação Lato Sensu em Aprendizado de Máquina do Projeto Aranouá. Segundo Aline, o seu artigo “foca no desenvolvimento de um sistema para ajudar pessoas com deficiência visual a entenderem melhor o ambiente ao seu redor”.

O Simpósio Brasileiro de Computação Aplicada à Saúde (SBCAS) é um dos principais fóruns de divulgação científica e de encontro de pesquisadores das áreas de computação e saúde. O SBCAS é o principal evento nacional organizado pela Comissão Especial de Computação Aplicada à Saúde (CE-CAS) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). O Simpósio ocorrerá de 25 a 28 de junho, na Universidade Federal de Goiás.

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Maratona Feminina de Programação (MFP)

Em outro evento da Sociedade Brasileira de Computação, a aluna Sabrina Frazão conquistou uma vaga na final da Maratona Feminina de Programação, que ocorrerá na Unicamp nos dia 14 e 15 de junho.

A Maratona Feminina de Programação (MFP) surgiu como uma iniciativa para ampliar a participação de mulheres e pessoas não-binárias latino-americanas com alinhamento feminino ou neutro na área da computação, especialmente no ensino superior. O evento consiste em uma competição de programação de duas fases – uma remota e outra presencial – voltada ao público feminino e no formato individual, no qual as competidoras devem, em um determinado tempo, utilizar seus conhecimentos sobre
linguagens e técnicas de programação para solucionar o maior número de problemas com a
maior agilidade possível.


II Mostra de Projetos da Formação Educadores do Século XXI

Even-Cover-1024x406 II Mostra de Projetos da Formação Educadores do Século XXI

Durante as 40 semanas de formação dividido em etapa nacional e internacional, os professores participantes da segunda turma do programa Educadores do Século 21 passaram por diversos processos de aprendizado e irão apresentar os resultados à comunidade acadêmica na II Mostra de Projetos da Formação Educadores do Século XXI.

O Evento

A II Mostra de Projetos da Formação Educadores do Século XXI acontecerá dia 23 de maio a partir das 13h e contará com a palestra da professora Maria Goreti Marreiros, do Instituto Politécnico do Porto, sobre “Inteligência Artificial e a regulação das BigTechs no âmbito da Comunidade Europeia” as 15 horas. Você pode se inscrever através do link: https://www.even3.com.br/ii-mostra-de-projetos-da-formacao-educadores-do-seculo-xxi-461178/

Equipes da Segunda Turma

A partir das 14h começam as apresentações dos projetos desenvolvidos pelos professores, em formato de pitch, uma apresentação curta e direta, onde os integrantes de cada equipe poderão mostrar o processo e os resultados desses projetos. Conheça então as equipes:

Equipe Hywi

Projeto Tangram Inteligente

Professores integrantes:
Carla Simone Freitas de Melo
Julieuza de Souza Natividade
Lia Alessandra da Silva Martins
Marcos Carneiro da Silva

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Equipe Verdetech

Projeto Neutralização das Emissões de CO2 no IFAM CMDI

Professores integrantes:

Márcia Maria Costa Bacovis
Jefferson Fernando da Silva
Daniel Fonseca de Souza

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Equipe AranduTech

Projeto Campus Interativo: Informação Colaborativa para Melhorar o Campus

Equipe-AranduTech-1024x768 II Mostra de Projetos da Formação Educadores do Século XXI

Professores integrantes:

Aline Carvalho de Freitas dos Santos
Kleber da Luz Bastos
Nereida da Costa Nogueira
Rogério Luiz Araujo Carminé

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Equipe Atairus (IFAM/CMC)

Projeto X-Vision

A equipe define-se como “A palavra “Atairu” vem do tupi-guarani, e significa companheiro de viagem. Originalmente, se escreve Ataîru e o “î” é como a semivogal i do português. A palavra escolhida por nós denota a proposta de ser o melhor companheiro de uma viagem em busca da educação assistiva inclusiva sempre relembrando nossas origens caboclas.”. O projeto proposto pela equipe é o Óculos Interativo com Mobilidade Assistida com Pontos Sensoriais Identificáveis para alunos deficientes visuais do IFAM-CMC.

image II Mostra de Projetos da Formação Educadores do Século XXI

Professores integrantes:

Cláudio Tavares Pessoa
Cristiane Pereira de Aguiar
José Geraldo de Pontes e Souza
Mirlem Rodrigues Ribeiro Pereira
Nidianne Nascimento Vilhena

Palestra internacional

Após a rodada de pitchs teremos a palestra “Inteligência Artificial e a regulação das BigTechs no âmbito da Comunidade Europeia” ministrada por Maria Goreti Marreiros, professora no Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP-IPP), atualmente presidente da Associação Portuguesa para a Inteligência Artificial (APPIA) e diretora do Grupo de Investigação em Engenharia e Computação Inteligente para a Inovação e o Desenvolvimento (GECAD/ISEP/IPP).

Seleção para Calouros: novos cursos FIC e bolsas PAPE

Esta é a primeira seleção exclusiva para calouros no Projeto Aranouá

Os novos alunos dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS/CMC), Engenharia de Controle e Automação (ECAT/CMDI) e Engenharia de Software (ES/CMZL) tem até o dia 10 de março para realizar a sua inscrição no site da FAEPI: https://faepi-ifam.org.br/editais/

Cursos FIC

Os cursos FIC oferecem uma valiosa chance de crescimento profissional e aquisição de nova habilidades, de maneira totalmente gratuita. Neste edital, estão sendo ofertados 3 cursos de 40 (quarenta) horas com 30 vagas para cada. Veja abaixo o quadro com os cursos:

image Seleção para Calouros: novos cursos FIC e bolsas PAPE

Os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) integram as ações do Projeto Aranouá e possuem a finalidade de capacitar e aperfeiçoar os discentes para que estes possam desenvolver novas competências, tornando-os prontos para o mercado de trabalho.

PAPE – Programa para Ações de Permanência e Êxito

São ofertadas 60 (sessenta) vagas de Bolsistas PAPE destinada aos alunos calouros regularmente matriculados no ano letivo de 2024 nos cursos de Graduação, objeto do Projeto Aranouá: Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS/CMC), Engenharia de Software (ES/CMZL)Engenharia de Controle e Automação (ECAT/CMDI).

As atividades do PAPE deste Edital terão a duração de 10 (dez) meses, no período de março a dezembro de 2024. O valor mensal da bolsa é de R$ 600,00 (seiscentos reais). Para a efetivação da bolsa é necessário que matriculado em um dos curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) ofertados por edital público do Projeto Aranouá durante a implementação da bolsa no ano letivo de 2024.

Os estudantes interessados deverão realizar sua inscrição, exclusivamente pela internet, no site http://www.faepi-ifam.org.br/editais, no período de 05/03/2024 a 10/03/2024 até 23h59min

Projeto Aranouá realiza seleção para Professores Tutores

Profissionais irão tutorar os discentes participantes do Programa para Ações de Permanência e Êxito (PAPE). Inscrições estarão abertas de 10 a 17 de janeiro.

O Projeto Aranouá divulga edital do Processo Seletivo Simplificado (PSS) para o preenchimento de 09 (nove) vagas para Professores Tutores Bolsistas, em áreas prioritárias relacionadas à STEM, com o objetivo de atuar com os discentes bolsistas Programa para Ações de Permanência e Êxito (PAPE) dos cursos de Engenharia de Software (ES) no IFAM Campus Manaus Zona Leste, Engenharia de Controle e Automação (ECAT) no IFAM Campus Manaus Distrito Industrial e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS) no IFAM Campus Manaus Centro. As inscrições estarão abertas a partir do dia 10 até dia 17 de janeiro, e podem ser realizadas através do formulário disponibilizado no site da FAEPI.

Clique e acesse o edital

A seleção destina-se prioritariamente, aos professores de graduação dos cursos de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia de Controle e Automação e Engenharia de Software do IFAM.

Os professores de outros cursos de graduação do IFAM poderão participar do presente edital, caso apresentem documento emitido pela coordenação de um dos cursos, objeto do presente edital (TADS, ECAT e ES), comprometendo-se em atuar no respectivo curso no 2º semestre de 2024.

A tutoria visa favorecer o desenvolvimento acadêmico, por meio de atenção especializada, sistemática e integral; promover atividades de iniciação científica e tecnológica; reforçar o processo de ensino e a integração institucional e profissional dos estudantes de graduação dos cursos alvo do programa.

Novas oportunidades: editais da 9ª oferta de cursos FIC e Monitoria do Projeto Aranouá

Projeto Aranouá lança a 9ª oferta de cursos FIC com mais de 400 vagas para alunos do IFAM

Estão abertas as inscrições para os Cursos FIC e Monitoria no período de 04 a 11 de janeiro, os editais estão disponíveis no site da FAEPI.

Os cursos FIC (Edital nº 001/2024)

Os cursos FIC são uma excelente oportunidade de aperfeiçoamento profissional e desenvolvimento de novas competências. São mais de 10 cursos para os alunos das graduações vinculadas ao Projeto Aranouá desenvolverem novas habilidades, conheça os cursos:

image Novas oportunidades: editais da 9ª oferta de cursos FIC e Monitoria do Projeto Aranouá
image-1 Novas oportunidades: editais da 9ª oferta de cursos FIC e Monitoria do Projeto Aranouá

Os cursos são destinados aos alunos regularmente matriculados no IFAM, no período letivo 2023/2, nos seguintes cursos de graduação:

  • Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Campus Manaus Centro (TADS/CMC);
  • Engenharia de Controle e Automação do Campus Manaus Distrito Industrial (ECAT/CMDI);
  • Engenharia de Software do Campus Manaus Zona Leste (ES/CMZL).

Os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) integram as ações do Projeto Aranouá e possuem a finalidade de capacitar e aperfeiçoar os discentes para que estes possam desenvolver novas competências, tornando-os prontos para o mercado de trabalho.

Além dos Cursos FIC, a 9ª oferta também oferece oportunidades para alunos tornarem-se monitores em disciplinas a partir do 1º período dos cursos de graduação previamente citados.

Monitoria (Edital nº002/2024)

A monitoria dentro do Projeto Aranouá busca desenvolver capacidades de análise e crítica, incentivando o discente monitor a adquirir hábitos de estudo, interesse e habilidades para a docência através do acompanhamento sistemático de um docente tutor.

Inscrições

Os candidatos interessados podem realizar as suas inscrições no site da FAEPI.

Educadores do Século 21: Mostra de Projetos no IFAM CMDI

No dia 05 de dezembro ocorreu a Mostra de Projetos orientados pelos professores da primeira turma do Programa de Formação Educadores do Século 21 no IFAM Campus Manaus Distrito Industrial. Assim como nos outros campus, essa mostra contou com projetos valiosos para uma futuro mais inovador e sustentável.

IMG_0955-1-1-1024x683 Educadores do Século 21: Mostra de Projetos no IFAM CMDI

Dentro do projeto Sala da Sustentabilidade, sob a orientações dos professores e com o uso de metodologias ativas os alunos puderam desenvolver e apresentar propostas baseadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Confira:

image-1024x465 Educadores do Século 21: Mostra de Projetos no IFAM CMDI

Equipe Biotechguardians

ODS: Recursos Naturais

Orientados pela professora Ana Lucia Machado, a equipe desenvolveu um protótipo de aplicativo para monitoramento de energia elétrica residencial, o CSEnergia. De acordo com a própria equipe, eles se definem como “guardiões da biodiversidade usando a tecnologia como nossa ferramenta.”.

Equipe Ecogestores

ODS: Gestão de Resíduos

Orientados pelo professor José Lacerda, os alunos desenvolveram um protótipo de lixeira inteligente que tem como objetivo reduzir a geração de resíduos no IFAM CMDI.

“Nossa missão é proporcionar aos resíduos gerados pelo campus, um encaminhamento seguro e correto para não afetar a fauna e a flora.” Equipe Ecogestores.

Equipe Harmos

ODS: Qualidade de Vida

Orientados pela professora Francisca Tavares e José Carlos, essa equipe trouxe como proposta a otimização das filas no refeitório através de uma solução tecnológica com o uso de QR Codes. Um dos objetivos principais da equipe é “melhorar a qualidade de vida no âmbito acadêmico do IFAM”.

Equipe Hilfe

ODS: Apoio Tecnológico

Orientados pelo professora Micila Medeiros, a equipe Hilfe apresentou uma proposta de catalogação e divulgação da flora do IFAM CMDI. Com o uso de QR Codes impressos em impressoras 3D, a equipe os disponibilizou próximos às plantas do campus.

Com a Mostra de Projetos do IFAM CMDI conclui-se a última etapa da formação docente para os professores da primeira turma.