O Frontiers in Education (FIE 2024) ocorreu de 13 a 16 de outubro de 2024 em Washington, D.C., EUA
O professor Dr. Vitor Bremgartner da Frota esteve no prestigiado evento Frontiers in Education (FIE) realizado em Washington (D.C), nos Estados Unidos, para apresentar dois artigos científicos desenvolvidos no âmbito do Projeto Aranouá. O congresso, que reúne educadores e pesquisadores de todo o mundo, é um dos principais eventos globais dedicados à inovações educacionais e pesquisas sobre o ensino de engenharia e computação, área STEM, com o objetivo de propor novos insights de pesquisas e abordagens educacionais.
Bremgartner, que atua como tutor de alunos bolsistas e é professor no curso de Especialização em Internet das Coisas do Projeto Aranouá, levou ao FIE 2024 contribuições que envolvem estes alunos tutorados, que são bolsistas do Programa para Ações de Permanência e Êxito (PAPE). Seus artigos exploram metodologias inovadoras para o ensino de robótica educacional, com forte enfoque no uso de tecnologias como Realidade Virtual (RV) e metodologias ativas de ensino como a Aprendizagem Baseada em Projetos Interdisciplinares (PBL) e cultura maker.
Robótica Educacional e Formação Interdisciplinar
O primeiro artigo, intitulado “WIP: Educational Robotics Through Interdisciplinary Project-Based Learning in the Training of Teachers and Students in Professional and Technological Education” escrito pelos autores Vitor Bremgartner, Hugo Velozo, Ana Bremgartner, Jeanne M. de Sousa, Alan Costa, Maria Aparicio, Julieuza Natividade, Pedro Figueiredo, Ayrton Araújo, Teresa Bremgartner. Este artigo apresenta uma metodologia de formação de professores em robótica educacional por meio da Aprendizagem Baseada em Projetos Interdisciplinares, envolvendo cultura maker e metodologias ativas com professores e alunos de diferentes níveis de ensino.
Realidade Virtual no Ensino de Física
O segundo trabalho apresentado, “WIP: Virtual Physics Laboratory Applied to the Study of the Propagation of Electromagnetic Waves”, escrito pelos autores Izac M. da Silva, Vitor Bremgartner, Marisa A. Cavalcante, Yasmin Marinho, Tarsila Dourado, Amanda Vieira, Juliana Duarte. Este artigo trata do uso de Realidade Virtual e experimentos simulados para ensino de Física, especialmente a respeito das ondas eletromagnéticas. De acordo com os autores, essa tecnologia não apenas facilita o entendimento de conceitos complexos como também torna o aprendizado mais interativo e acessível para estudantes.
Contribuição ao Ensino
A participação de Dr. Bremgartner no Frontiers in Education reforça o papel do Projeto Aranouá na modernização educacional, especialmente na formação de professores e alunos em áreas tecnológicas. Além disso, os artigos apresentados refletem o compromisso da instituição em promover inovação no ensino, preparando futuros profissionais para lidar com as demandas tecnológicas em constante evolução.