Programa de Formação Educadores do Século 21
O Programa de Formação Educadores do Século 21 do Projeto Aranouá é fundamentado na formação docente para competências e multidisciplinaridades, a fim de ampliar a atuação na área de educação. O aprendizado é adaptado para professores de várias áreas do conhecimento e visa o aprendizado combinando teoria e prática no ensino de sua própria área de especialização.
O Programa de Formação é ministrado pelo Instituto Politécnico de Porto (IPP) e desenvolvido no campus do Instituto Federal do Espírito Santo localizado em Vitória, Espírito Santo – Brasil, em espaços multifuncionais, com metodologias e tecnologias educacionais ativas e inovadoras.
Objetivos da Formação Docente
- Desenvolver metodologias modernas de ensino, visando à agregação de novos conteúdos e métodos de ensino aos docentes selecionados;
- Oportunizar aos docentes (dos cursos Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS) do Campus Manaus Centro (CMC), Engenharia de Controle e Automação (ECAT) do Campus Manaus Distrito Industrial (CMDI) ou Engenharia de Software (ES) do Campus Manaus Zona Leste (CMZL), a prática de metodologias contemporâneas relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem com ferramentas tecnológicas (Celulares, tablets, notebooks, etc) integrando trabalho, ciência, cultura e tecnologia;
- Contribuir na mudança de cultura metodológica dos docentes, posicionando o discente como agente ativo do seu processo de desenvolvimento;
Duração da Formação
As atividades do Programa de Formação Educadores do Século 21, terão a duração de 40 (quarenta) semanas, sendo:
As 10 (dez) semanas iniciais serão desenvolvidas no Instituto Federal do Espírito Santo, localizado em Vitória/Espírito Santo, Brasil.
Após o término do período de capacitação em Vitória/ES, os participantes retornarão à Manaus, de onde prosseguirão para capacitação na cidade do Porto, Portugal.
As 2 (duas) semanas seguintes serão desenvolvidas no Instituto Politécnico de Porto, na cidade de Porto – Portugal.
As 12 (doze) semanas posteriores serão aplicadas atividades práticas no CAMPUS de funcionamento dos cursos ECAT, ES ou TADS, ainda com a supervisão de forma remota dos docentes do IPP.
As 16 (dezesseis) semanas restantes, o professor terá a função de professor multiplicador, comprometendo-se a aplicar o conhecimento adquirido aos demais professores e alunos dos cursos atendidos pelo Projeto Aranouá.
Certificação
O docente selecionado e que concluir suas atividades receberá o Certificado do Programa de Formação Educadores do Século 21, certificado de 540 horas correspondente a 20 Créditos ECTS (European Credit Transfer and Accumulation System) e com nível equivalente a Pós-Graduação Lato Sensu.