
Com o objetivo de implementação do Programa para Ações de Permanência e Êxito (PAPE), nos dias 13 e 16 de novembro de 2020, os alunos selecionados no Edital Nº 006-2020, compareceram na Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa, Extensão e Interiorização do IFAM (FAEPI) para assinatura dos Termos de Concessão de Bolsas e para início das atividades prevista do Plano de Trabalho do programa.
Os desafios do Programa de formação e aperfeiçoamento profissional de nível superior e pós-graduação em áreas prioritárias relacionadas à Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM), denominado Projeto ARANOUÁ, estão focados na melhoria dos índices de eficiência acadêmica, isto é, reduzir o nível de retenção e evasão, mudanças da cultura de ensino centrada no docente para o desenvolvimento da autonomia do discente e melhorias da infraestrutura acadêmica. Nessa perspectiva, o projeto está alinhando em quatro atividades principais, a saber: oferta de cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), Treinamento docente IFAM-SAMSUNG-VET e o Programa para Ações de Permanência e Êxito (PAPE).
O PAPE tem por finalidade oferecer e ampliar as condições de permanência e diplomação dos discentes de graduação. Além da ajuda de custo, os alunos serão acompanhados sistematicamente pelo professor, Tutor, apoio pedagógico e coordenadores locais. As intervenções previstas no processo de ensino e aprendizagem deverão favorecer o desenvolvimento acadêmico, promover a autonomia intelectual e emocional, oportunizar a integração e o trabalho colaborativo e incentivo à produção científica e profissional. Para a concretização dessas metas, estão previstas as seguintes atividades: Atividades transversais de apoio pedagógico e socioemocional e de capacitação básica e específica no âmbito do programa; Atividades que despertem sua vocação científica e profissional e; Atividades que ampliem seu acesso a iniciação e integração à cultura científica e inovação tecnológica.
A política do PAPE prevê a concessão de bolsas a serem contempladas aos discentes regularmente matriculados nos cursos de FIC do Projeto ARANOUÁ mediante edital de Processo Seletivo Simplificado (PSS) específico. No período de 2020-2 foi lançado o Edital 006/2020 executado pela FAEPI para o preenchimento de 105 bolsas entre os alunos dos cursos ofertados pelos Campi CMC, CMDI e CMZL. Desse edital, foram selecionados 87 alunos. Em novembro de 2020, foi lançado o Edital Nº 007/2020 – PSS para o preenchimento de 18 vagas remanescentes do Edital Nº 006/2020. O programa dará início a partir de amanhã, 18/11/2020, com um total de 105 vagas distribuídas entre os 14 (catorze) cursos de FIC ofertados nos Campi conforme o Quadro I, com o término previsto para o dia 31/12/2020.
