Trabalho de discentes do Aranouá é premiado em concurso de Software Nacional

As discentes Juliana Alves e Kassiane Lima foram premiadas no III CoDeSII – Competição de Desenvolvimento de Sistemas de Informação Inovadores (evento satélite do Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação, SBSI), autoras do trabalho intitulado “Proposta de um Sistema de Informação de Apoio à Organização de Estudos”, que foi classificado em 2º lugar entre 15 propostas de sistemas inovadores. As discentes premiadas são estudantes do curso de FIC “Design Thinking e Gerenciamento Ágil de Projetos com Scrum”, ofertado pelo Instituto Federal do Amazonas (IFAM) – Campus Manaus Distrito Industrial (CMDI) em parceria com o Projeto Aranouá. As alunas também são estudantes do curso de “Engenharia de Controle e Automação” do IFAM-CMDI. O trabalho foi orientado pelo professor Dr. Luis Rivero, da Universidade Federal do Maranhão, e coorientado pelo professor Dr. Vitor Bremgartner, do IFAM-CMDI. No total, o IFAM-CMDI concorreu e aprovou 5 propostas, das 15 selecionadas para a competição, das quais 3 têm ainda a coorientação da professora Me. Priscila Fernandes. Detalhes adicionais podem ser vistos em:

Sobre o Simpósio:

O Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI) é o encontro anual da comunidade de SI da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), constituindo-se em um evento para a apresentação de trabalhos científicos e discussão de temas contemporâneos na área de Sistemas de Informação, aproximando estudantes, pesquisadores, profissionais e empresários da comunidade de Sistemas de Informação. Foi realizado de forma on-line, a partir da Universidade Federal de Uberlândia, no período de 7 a 10 de junho de 2021, Uberlândia, Minas Gerais.

Sobre o trabalho premiado:

Estudar em momento de pandemia é desafiador e novas estratégias são requeridas, frente a tantas incertezas a população estudantil brasileira sofre queda na qualidade do desempenho acadêmico e produtividade, assim é necessária uma readaptação na rotina de estudos buscando alternativas viáveis e possíveis. A tecnologia mobile é uma área muito explorada na sociedade com diversos aplicativos para a área educacional, porém nenhum que atenda a total necessidade do usuário em um único aplicativo, sendo necessário a instalação de vários para um único objetivo. O smartphone pode ser considerado o maior inimigo do estudante, mas em aulas à distância tornou-se o mais novo aliado para se obter informações. Desse modo, utilizar a tecnologia a favor do aprendizado com eficiência é vantajoso a longo prazo e inovador. A tecnologia tem cada vez mais importância no nosso cotidiano. Hoje em dia jovens têm uma enorme aptidão no uso de dispositivos tecnológicos, portanto a proposta foi criar um sistema que auxilie o processo de aprendizagem, onde o usuário pode controlar o tempo de maneira ágil, estipular horários curtos e efetivos com o auxílio do pomodoro que ajude na gestão do tempo de tarefas e agendar temas (com lembretes antecipados), inserir planejamento semanal além do backup de seu progresso criando um hábito e também contar com o bloqueio de distrações como redes sociais e suas respectivas notificações. O usuário terá ainda disponibilizado resumos de conteúdos com foco no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), assuntos que são objetos em editais de concursos públicos, além do direcionamento para playlists completas e aprofundadas, inserção também de eBooks com temas da atualidade, e por fim notificações a respeito de provas nacionais e estaduais e de seus respectivos editais e prazos.