Educadores do Século 21: Mostra de Projetos de Gestão da Qualidade

Educadores do Século 21: Mostra de Projetos de Gestão da Qualidade

Professores participantes da primeira turma do Programa de Formação Educadores do Século 21 do IFAM CMZL apresentam projetos desenvolvidos com alunos de Engenharia de Software

Na tarde desta sexta (01) ocorreu a Mostra de Projetos de Gestão da Qualidade por meio
dos ODS: uso de metodologias ativas no prédio do Projeto Aranouá, o CTDI. Os professores que participaram da primeira turma do Programa de Formação Educadores do Século 21 puderam concluir mais uma etapa da formação com as apresentações de projetos desenvolvidos com alunos do curso de Engenharia de Software. O professor Filipe Santos esteve presente representando Instituto Superior de Engenharia do Porto – ISEP/IPP avaliando os projetos, o Instituto Politécnico do Porto é responsável pelas aulas da formação docente.

A Mostra iniciou com a palestra do professor Dr. Jucimar Maia da Silva Jr, coordenador da Academia Stem, com o tema “Soft Skills” e a habilidades sociais necessárias no mercado de trabalho.

palestra-soft-skills Educadores do Século 21: Mostra de Projetos de Gestão da Qualidade

Disputa de Pitchs

Os alunos do 4ª período do curso de Engenharia de Software apresentaram protótipos de alta fidelidade dos projetos desenvolvidos sob a orientação dos professores da primeira turma da formação docente do Projeto Aranouá.

Arapuã

Orientados pela professora Dra. Gizele Melo Uchoa os discentes apresentaram como proposta a catalogação de abelhas para auxiliar pequenos produtores de mel.

“O sistema de catalogação de abelhas, desenvolvido pela equipe Arapuã, tem como objetivo auxiliar pesquisadores e pessoas que trabalham com abelhas na identificação e catalogação de novas espécies. Através do envio de fotos e descrições das abelhas, um especialista verificará se a espécie já está presente no banco de dados do sistema. Caso não esteja, a nova espécie será adicionada ao banco de dados. Além disso, o sistema oferecerá a possibilidade de consultar e visualizar espécies que já estão registradas, permitindo que os usuários acessem informações valiosas sobre diferentes espécies. Com este sistema, esperamos não apenas enriquecer o campo da pesquisa sobre abelhas, mas também contribuir para a preservação desses importantes polinizadores.”

Link do Projeto: https://arapua1.wordpress.com/

Arandu Play

Orientados pela professora Ma. Eline Ribeiro Minuzzo a proposta dos discentes foi fundamentada na inclusão e acessibilidade.

“O Arandu Play é um software inovador de gamificação adaptativa em formato web, que promove a inclusão, engajamento e acessibilidade no processo educacional. A proposta surgiu a partir da identificação do problema nas abordagens inclusivas no ensino para pessoas com necessidades específicas no IFAM. Este projeto se encaixa harmoniosamente na visão Amazônia 2030 ao promover a conscientização ambiental, além de impulsionar o sub desafio de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo na Educação Amazônica ao oferecer oportunidades educacionais tecnológicas. A abordagem do projeto alinha-se com importantes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), como o ODS 4 (Educação de Qualidade) e o ODS 10 (Redução das Desigualdades), ao promover uma educação inclusiva e equitativa para todos os alunos. Além disso, o projeto Arandu Play busca atender aos requisitos da ISO 9001, enfocando uma melhoria contínua e o estabelecimento de uma experiência educacional de alta qualidade, com ajustes constantes baseados no feedback do departamento de inclusão (CAPNE).”

Link do Projeto: https://gabrielbezerradev.github.io/arandu/

Natech

Orientados pelo professor Me. Amadeu Anderlin Neto essa equipe trouxe os “Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) aplicados ao contexto amazônico: Rastreabilidade Sustentável para evitar o desperdício, identidade de qualidade única da NA’KAU e garantir a segurança alimentar unindo ISO 9001 e ODS 2”

Link do Projeto: https://projetonakau.blogspot.com/

Sume

Orientados pelo professor Me. Tarcísio Luiz Leão e Souza o “projeto Sumé visa desenvolver um Software de Gestão de Recursos e Agendamento online para a Diren (Diretoria de Ensino), inspirado na entidade indígena Sumé, considerado o deus das leis e da sabedoria pela tradição tupi-guarani. Este sistema busca promover a educação de qualidade, inovação e uma infraestrutura digital sólida.”

Link do Projeto: https://juansoftware.github.io/sume/

Permatech

Orientados pelo professor Me. José Edison Carvalho Soares o projeto apresentado pelos discentes é “dedicado à catalogação e monitoramento de espécies de flora e fauna ameaçadas de extinção, com o objetivo central de fomentar a preservação e sensibilizar para a conscientização ambiental.”

Link do Projeto: https://permapassos.wordpress.com/

Seguindo a programação, ocorreu a palestra “Incubação de Empresas: entendendo o processo” com José Falcão Jr, coordenador da incubadora do IFAM a Ayty.

WhatsApp-Image-2023-12-01-at-20.59.44-1024x657 Educadores do Século 21: Mostra de Projetos de Gestão da Qualidade

A Mostra encerrou com a premiação para os melhores pitchs, com a vitória da equipe Arapuã e em segundo lugar para a equipe Arandu Play!

Share this content:

Letticia Ribeiro

Deixe uma resposta