Seleção para Calouros: novos cursos FIC e bolsas PAPE

Esta é a primeira seleção exclusiva para calouros no Projeto Aranouá

Os novos alunos dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS/CMC), Engenharia de Controle e Automação (ECAT/CMDI) e Engenharia de Software (ES/CMZL) tem até o dia 10 de março para realizar a sua inscrição no site da FAEPI: https://faepi-ifam.org.br/editais/

Cursos FIC

Os cursos FIC oferecem uma valiosa chance de crescimento profissional e aquisição de nova habilidades, de maneira totalmente gratuita. Neste edital, estão sendo ofertados 3 cursos de 40 (quarenta) horas com 30 vagas para cada. Veja abaixo o quadro com os cursos:

image Seleção para Calouros: novos cursos FIC e bolsas PAPE

Os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) integram as ações do Projeto Aranouá e possuem a finalidade de capacitar e aperfeiçoar os discentes para que estes possam desenvolver novas competências, tornando-os prontos para o mercado de trabalho.

PAPE – Programa para Ações de Permanência e Êxito

São ofertadas 60 (sessenta) vagas de Bolsistas PAPE destinada aos alunos calouros regularmente matriculados no ano letivo de 2024 nos cursos de Graduação, objeto do Projeto Aranouá: Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS/CMC), Engenharia de Software (ES/CMZL)Engenharia de Controle e Automação (ECAT/CMDI).

As atividades do PAPE deste Edital terão a duração de 10 (dez) meses, no período de março a dezembro de 2024. O valor mensal da bolsa é de R$ 600,00 (seiscentos reais). Para a efetivação da bolsa é necessário que matriculado em um dos curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) ofertados por edital público do Projeto Aranouá durante a implementação da bolsa no ano letivo de 2024.

Os estudantes interessados deverão realizar sua inscrição, exclusivamente pela internet, no site http://www.faepi-ifam.org.br/editais, no período de 05/03/2024 a 10/03/2024 até 23h59min

Projeto Aranouá realiza seleção para Professores Tutores

Profissionais irão tutorar os discentes participantes do Programa para Ações de Permanência e Êxito (PAPE). Inscrições estarão abertas de 10 a 17 de janeiro.

O Projeto Aranouá divulga edital do Processo Seletivo Simplificado (PSS) para o preenchimento de 09 (nove) vagas para Professores Tutores Bolsistas, em áreas prioritárias relacionadas à STEM, com o objetivo de atuar com os discentes bolsistas Programa para Ações de Permanência e Êxito (PAPE) dos cursos de Engenharia de Software (ES) no IFAM Campus Manaus Zona Leste, Engenharia de Controle e Automação (ECAT) no IFAM Campus Manaus Distrito Industrial e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS) no IFAM Campus Manaus Centro. As inscrições estarão abertas a partir do dia 10 até dia 17 de janeiro, e podem ser realizadas através do formulário disponibilizado no site da FAEPI.

Clique e acesse o edital

A seleção destina-se prioritariamente, aos professores de graduação dos cursos de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia de Controle e Automação e Engenharia de Software do IFAM.

Os professores de outros cursos de graduação do IFAM poderão participar do presente edital, caso apresentem documento emitido pela coordenação de um dos cursos, objeto do presente edital (TADS, ECAT e ES), comprometendo-se em atuar no respectivo curso no 2º semestre de 2024.

A tutoria visa favorecer o desenvolvimento acadêmico, por meio de atenção especializada, sistemática e integral; promover atividades de iniciação científica e tecnológica; reforçar o processo de ensino e a integração institucional e profissional dos estudantes de graduação dos cursos alvo do programa.

Novas oportunidades: editais da 9ª oferta de cursos FIC e Monitoria do Projeto Aranouá

Projeto Aranouá lança a 9ª oferta de cursos FIC com mais de 400 vagas para alunos do IFAM

Estão abertas as inscrições para os Cursos FIC e Monitoria no período de 04 a 11 de janeiro, os editais estão disponíveis no site da FAEPI.

Os cursos FIC (Edital nº 001/2024)

Os cursos FIC são uma excelente oportunidade de aperfeiçoamento profissional e desenvolvimento de novas competências. São mais de 10 cursos para os alunos das graduações vinculadas ao Projeto Aranouá desenvolverem novas habilidades, conheça os cursos:

image Novas oportunidades: editais da 9ª oferta de cursos FIC e Monitoria do Projeto Aranouá
image-1 Novas oportunidades: editais da 9ª oferta de cursos FIC e Monitoria do Projeto Aranouá

Os cursos são destinados aos alunos regularmente matriculados no IFAM, no período letivo 2023/2, nos seguintes cursos de graduação:

  • Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Campus Manaus Centro (TADS/CMC);
  • Engenharia de Controle e Automação do Campus Manaus Distrito Industrial (ECAT/CMDI);
  • Engenharia de Software do Campus Manaus Zona Leste (ES/CMZL).

Os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) integram as ações do Projeto Aranouá e possuem a finalidade de capacitar e aperfeiçoar os discentes para que estes possam desenvolver novas competências, tornando-os prontos para o mercado de trabalho.

Além dos Cursos FIC, a 9ª oferta também oferece oportunidades para alunos tornarem-se monitores em disciplinas a partir do 1º período dos cursos de graduação previamente citados.

Monitoria (Edital nº002/2024)

A monitoria dentro do Projeto Aranouá busca desenvolver capacidades de análise e crítica, incentivando o discente monitor a adquirir hábitos de estudo, interesse e habilidades para a docência através do acompanhamento sistemático de um docente tutor.

Inscrições

Os candidatos interessados podem realizar as suas inscrições no site da FAEPI.

Educadores do Século 21: Mostra de Projetos no IFAM CMDI

No dia 05 de dezembro ocorreu a Mostra de Projetos orientados pelos professores da primeira turma do Programa de Formação Educadores do Século 21 no IFAM Campus Manaus Distrito Industrial. Assim como nos outros campus, essa mostra contou com projetos valiosos para uma futuro mais inovador e sustentável.

IMG_0955-1-1-1024x683 Educadores do Século 21: Mostra de Projetos no IFAM CMDI

Dentro do projeto Sala da Sustentabilidade, sob a orientações dos professores e com o uso de metodologias ativas os alunos puderam desenvolver e apresentar propostas baseadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Confira:

image-1024x465 Educadores do Século 21: Mostra de Projetos no IFAM CMDI

Equipe Biotechguardians

ODS: Recursos Naturais

Orientados pela professora Ana Lucia Machado, a equipe desenvolveu um protótipo de aplicativo para monitoramento de energia elétrica residencial, o CSEnergia. De acordo com a própria equipe, eles se definem como “guardiões da biodiversidade usando a tecnologia como nossa ferramenta.”.

Equipe Ecogestores

ODS: Gestão de Resíduos

Orientados pelo professor José Lacerda, os alunos desenvolveram um protótipo de lixeira inteligente que tem como objetivo reduzir a geração de resíduos no IFAM CMDI.

“Nossa missão é proporcionar aos resíduos gerados pelo campus, um encaminhamento seguro e correto para não afetar a fauna e a flora.” Equipe Ecogestores.

Equipe Harmos

ODS: Qualidade de Vida

Orientados pela professora Francisca Tavares e José Carlos, essa equipe trouxe como proposta a otimização das filas no refeitório através de uma solução tecnológica com o uso de QR Codes. Um dos objetivos principais da equipe é “melhorar a qualidade de vida no âmbito acadêmico do IFAM”.

Equipe Hilfe

ODS: Apoio Tecnológico

Orientados pelo professora Micila Medeiros, a equipe Hilfe apresentou uma proposta de catalogação e divulgação da flora do IFAM CMDI. Com o uso de QR Codes impressos em impressoras 3D, a equipe os disponibilizou próximos às plantas do campus.

Com a Mostra de Projetos do IFAM CMDI conclui-se a última etapa da formação docente para os professores da primeira turma.

Educadores do Século 21: Mostra de Projetos de Fundamentos de Robótica por meio dos ODS

Na última segunda feira (04) foi a vez dos professores do IFAM CMC, participantes da primeira turma da formação docente do Projeto Aranouá, e seus alunos apresentarem os resultados do projetos desenvolvidos com a utilização de metodologias ativas e dentro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Mostra-Ed21-CMC-2-1024x768 Educadores do Século 21: Mostra de Projetos de Fundamentos de Robótica por meio dos ODS

A Mostra iniciou com a palestra “Pensamento Computacional: pensar como um computador?” ministrada pelo professor Almir Junior, professor do Núcleo de Computação (NUCOMP) da Universidade do Estado do Amazonas – UEA.

Mostra-Ed21-CMC-11-1024x768 Educadores do Século 21: Mostra de Projetos de Fundamentos de Robótica por meio dos ODS

Projetos Apresentados

HORTA COM IRRIGAÇÃO AUTOMÁTICA

“O projeto possui como seu principal objetivo proporcionar uma solução eficiente e acessível para automatizar a irrigação de plantações, jardins ou hortas. Combinando a tecnologia Arduino com sensores de umidade e atuadores, o sistema pretende oferecer uma maneira eficaz de economizar água e manter um ambiente saudável para o crescimento das plantas.”

ODS 2 – Fome 0 e Agricultura Sustentável Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.”

Protótipo de Rastreador Solar para Painéis Solares Utilizando Arduino

“O projeto do rastreador solar utilizando Arduino está alinhado com os ODS da ONU, especialmente o ODS 7 – Energia limpa e acessível: garantir acesso à energia barata, confiável, sustentável e renovável para todos.”

“O projeto do rastreador solar para painéis solares utilizando Arduino possui grande importância na busca por uma energia mais sustentável.”

Desenvolvimento de dispositivo de Arduino para detecção de fogo e fumaça

“O dispositivo de Arduino para detecção de fogo e fumaça funciona a partir da leitura do sensor de fumaça e fogo, que identifica a presença de partículas de fumaça e alterações na temperatura do ambiente. Quando há detecção de fumaça ou fogo, o dispositivo emite um alerta sonoro e visual para indicar o perigo. A detecção de incêndios em florestas está alinhada com várias metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, incluindo a ODS 13 (Ação contra a Mudança Climática) e a ODS 15 (Vida terrestre).”

Projeto de Monitoramento de Consumo de Energia

“É uma iniciativa que busca conscientizar as pessoas sobre a importância de economizar energia elétrica. O projeto utiliza da tecnologia para monitorar o consumo de energia em tempo real, permitindo que os usuários tenham um controle maior sobre seus gastos.”

DISPOSITIVO AUTOMÁTICO DE DESCARTE

“Proporcionar conveniência, higiene, eficiência energética, sustentabilidade e uma oportunidade de aprendizado. Esse projeto busca facilitar o descarte de resíduos, evitando o contato direto das mãos com a lixeira, incentivando a coleta seletiva e promovendo práticas sustentáveis.”

Sistema de Irrigação Automático com Arduino

“Um projeto de Agricultura Sustentável baseado em Arduino para contribuir significativamente com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 2, que visa “erradicar a fome, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável”

Objetivo: Desenvolver um sistema de monitoramento de umidade do solo e irrigação automatizada para melhorar a eficiência do uso da água na agricultura.”

MONITORAMENTO E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA RESIDENCIAL COM ARDUINO

“O uso do Arduino para o monitoramento e eficiência  energética residencial é uma solução tecnológica  que contribui para o alcance da ODS 7 da ONU. Com  a automação residencial e o monitoramento de  consumo de energia elétrica, é possível reduzir os  custos da conta de luz e contribuir para a  preservação do meio ambiente.”

Mostra-Ed21-CMC-8-1024x576 Educadores do Século 21: Mostra de Projetos de Fundamentos de Robótica por meio dos ODS

Educadores do Século 21: Mostra de Projetos de Gestão da Qualidade

Professores participantes da primeira turma do Programa de Formação Educadores do Século 21 do IFAM CMZL apresentam projetos desenvolvidos com alunos de Engenharia de Software

Na tarde desta sexta (01) ocorreu a Mostra de Projetos de Gestão da Qualidade por meio
dos ODS: uso de metodologias ativas no prédio do Projeto Aranouá, o CTDI. Os professores que participaram da primeira turma do Programa de Formação Educadores do Século 21 puderam concluir mais uma etapa da formação com as apresentações de projetos desenvolvidos com alunos do curso de Engenharia de Software. O professor Filipe Santos esteve presente representando Instituto Superior de Engenharia do Porto – ISEP/IPP avaliando os projetos, o Instituto Politécnico do Porto é responsável pelas aulas da formação docente.

A Mostra iniciou com a palestra do professor Dr. Jucimar Maia da Silva Jr, coordenador da Academia Stem, com o tema “Soft Skills” e a habilidades sociais necessárias no mercado de trabalho.

palestra-soft-skills Educadores do Século 21: Mostra de Projetos de Gestão da Qualidade

Disputa de Pitchs

Os alunos do 4ª período do curso de Engenharia de Software apresentaram protótipos de alta fidelidade dos projetos desenvolvidos sob a orientação dos professores da primeira turma da formação docente do Projeto Aranouá.

Arapuã

Orientados pela professora Dra. Gizele Melo Uchoa os discentes apresentaram como proposta a catalogação de abelhas para auxiliar pequenos produtores de mel.

“O sistema de catalogação de abelhas, desenvolvido pela equipe Arapuã, tem como objetivo auxiliar pesquisadores e pessoas que trabalham com abelhas na identificação e catalogação de novas espécies. Através do envio de fotos e descrições das abelhas, um especialista verificará se a espécie já está presente no banco de dados do sistema. Caso não esteja, a nova espécie será adicionada ao banco de dados. Além disso, o sistema oferecerá a possibilidade de consultar e visualizar espécies que já estão registradas, permitindo que os usuários acessem informações valiosas sobre diferentes espécies. Com este sistema, esperamos não apenas enriquecer o campo da pesquisa sobre abelhas, mas também contribuir para a preservação desses importantes polinizadores.”

Link do Projeto: https://arapua1.wordpress.com/

Arandu Play

Orientados pela professora Ma. Eline Ribeiro Minuzzo a proposta dos discentes foi fundamentada na inclusão e acessibilidade.

“O Arandu Play é um software inovador de gamificação adaptativa em formato web, que promove a inclusão, engajamento e acessibilidade no processo educacional. A proposta surgiu a partir da identificação do problema nas abordagens inclusivas no ensino para pessoas com necessidades específicas no IFAM. Este projeto se encaixa harmoniosamente na visão Amazônia 2030 ao promover a conscientização ambiental, além de impulsionar o sub desafio de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo na Educação Amazônica ao oferecer oportunidades educacionais tecnológicas. A abordagem do projeto alinha-se com importantes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), como o ODS 4 (Educação de Qualidade) e o ODS 10 (Redução das Desigualdades), ao promover uma educação inclusiva e equitativa para todos os alunos. Além disso, o projeto Arandu Play busca atender aos requisitos da ISO 9001, enfocando uma melhoria contínua e o estabelecimento de uma experiência educacional de alta qualidade, com ajustes constantes baseados no feedback do departamento de inclusão (CAPNE).”

Link do Projeto: https://gabrielbezerradev.github.io/arandu/

Natech

Orientados pelo professor Me. Amadeu Anderlin Neto essa equipe trouxe os “Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) aplicados ao contexto amazônico: Rastreabilidade Sustentável para evitar o desperdício, identidade de qualidade única da NA’KAU e garantir a segurança alimentar unindo ISO 9001 e ODS 2”

Link do Projeto: https://projetonakau.blogspot.com/

Sume

Orientados pelo professor Me. Tarcísio Luiz Leão e Souza o “projeto Sumé visa desenvolver um Software de Gestão de Recursos e Agendamento online para a Diren (Diretoria de Ensino), inspirado na entidade indígena Sumé, considerado o deus das leis e da sabedoria pela tradição tupi-guarani. Este sistema busca promover a educação de qualidade, inovação e uma infraestrutura digital sólida.”

Link do Projeto: https://juansoftware.github.io/sume/

Permatech

Orientados pelo professor Me. José Edison Carvalho Soares o projeto apresentado pelos discentes é “dedicado à catalogação e monitoramento de espécies de flora e fauna ameaçadas de extinção, com o objetivo central de fomentar a preservação e sensibilizar para a conscientização ambiental.”

Link do Projeto: https://permapassos.wordpress.com/

Seguindo a programação, ocorreu a palestra “Incubação de Empresas: entendendo o processo” com José Falcão Jr, coordenador da incubadora do IFAM a Ayty.

WhatsApp-Image-2023-12-01-at-20.59.44-1024x657 Educadores do Século 21: Mostra de Projetos de Gestão da Qualidade

A Mostra encerrou com a premiação para os melhores pitchs, com a vitória da equipe Arapuã e em segundo lugar para a equipe Arandu Play!

Multiplicando saberes: professores participantes da primeira turma da formação docente aplicam os conhecimentos adquiridos

Ao longo de 40 semanas de formação os professores participantes da primeira turma do programa Educadores do Século 21 passaram por diversas etapas de aprendizado e para concluir é necessário multiplicar esse conhecimento, acompanhe o que vem sendo desenvolvido pelos docentes.

IFAM CMDI

Sala da Sustentabilidade

A Sala da Sustentabilidade foi idealizada pela turma de docentes do IFAM CMDI que participam da primeira turma do Programa de Formação Educadores do Século 21. De acordo com a professora Drª Ana Lucia Machado “A proposta foi construída em conjunto, baseando-se na Agenda Ambiental da Administração Pública, conhecida com A3P, e busca fortalecer o comprometimento do IFAM em relação ao desenvolvimento sustentável do Amazonas.”.

Acompanhe mais sobre a iniciativa em: https://saladasustentabili.wixsite.com/a-site

DemoDay Sala da Sustentabilidade

Será realizado em 05/12/2023 no Auditório-  IFAM CMD

Minicurso: A gamificação como prática de inclusão e acessibilidade

O minicurso iniciou na sexta passada (10) indo até o dia 24 de novembro e é ministrado em formato híbrido, sendo as atividades presenciais ministradas no IFAM CMDI.

CARD-CURSO-DE-GAMIFICACAO-3 Multiplicando saberes: professores participantes da primeira turma da formação docente aplicam os conhecimentos adquiridos

IFAM CMZL

Palestra sobre Design Thinking

No dia 27 de outubro aconteceu no auditório do CTDI – Aranouá a palestra sobre Design Thinking ministrada pela professora Micila Medeiros voltada para os alunos de Engenharia de Software que cursam a disciplina de Gestão de Produção e Qualidade, ministrada pela Professora Gizele Uchoa, também participante do programa de formação. A palestra foi uma iniciativa dos professores do IFAM CMZL que participam da formação.

image-1-1024x1024 Multiplicando saberes: professores participantes da primeira turma da formação docente aplicam os conhecimentos adquiridos

Mostra de Projetos de Gestão da Qualidade por meio dos ODS: uso de metodologias ativas

No dia 01 de dezembro teremos a Mostra de Projeto de Gestão da Qualidade. Você pode se inscrever no link: https://www.even3.com.br/aranoua/

Mostra-de-Proj.-Gestao-da-Qualidade-1-1024x1024 Multiplicando saberes: professores participantes da primeira turma da formação docente aplicam os conhecimentos adquiridos

IFAM CMC

Mostra de Projetos da turma de Fundamentos de Robótica por meio dos ODS: uso de metodologias ativas

Organizada pelo professor Dr. Márcio Gomes da Silva do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas no IFAM Centro a mostra acontecerá no dia 04 de dezembro, a partir das 13h30, em breve abrirão as inscrições.

WhatsApp-Image-2023-11-14-at-21.48.45-1024x1024 Multiplicando saberes: professores participantes da primeira turma da formação docente aplicam os conhecimentos adquiridos

Edital nº 063/2023 – Seleção Simplificada de Pessoa Física para curso de Pós-graduação Lato Sensu, Especialização em Teste de Software

O Projeto Aranouá anuncia a abertura de inscrições para o curso de Pós-graduação Lato Sensu, Especialização em Teste de Software, o período de inscrições começa dia 10/11 e vai até dia 15/11 de 2023. Para acessar o edital e a inscrição basta acessar os links abaixo:

EDITAL Nº 063/2023

INSCRIÇÕES

ANEXOS

É importante que os interessados leiam atentamente o edital completo para obter todas as informações necessárias sobre o processo seletivo, incluindo requisitos de inscrição, documentação exigida e demais detalhes relevantes. O cronograma do processo seletivo está detalhado no edital, com o período de inscrição, homologação das inscrições, interposição de recursos, divulgação dos resultados preliminares e finais, assinatura dos termos de concessão de bolsas e início da formação. Os candidatos podem acompanhar também as atualizações desse certame pelo site da FAEPI

RESULTADOS

*17/11/2023*

RESULTADO PRELIMINAR DA HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES DO EDITAL nº 063/2023

*21/11/2023*

RESULTADO PÓS RECURSOS DA HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES DO EDITAL nº 063/2023

*24/11/2023*

Resultado Preliminar da Avaliação da Documentação,  do EDITAL nº063/2023

*27/11/2023*

Resultado Final da Avaliação da Documentação,  do EDITAL Nº063/2023 

MATRÍCULAS

As matrículas para os candidatos aprovados iniciam no dia 28 e vão até o dia 30 de novembro. O local de matrícula é o DAIC, no IFAM Campus Manaus Centro (Av. Sete de Setembro, 1975 – Centro). Confira os horários abaixo:
Manhã: 09:00 às 11:30
Tarde: 14:00 às 17:00

Pós-graduação Lato Sensu: está disponível o edital de vagas remanescentes (Nº050/2023)

vagas-remanescentes-1-1024x576 Pós-graduação Lato Sensu: está disponível o edital de vagas remanescentes (Nº050/2023)

Estão abertas as inscrições, para preenchimento de 04 (quatro) vagas remanescentes no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, Especialização em Internet da Coisas, as inscrições se encerram na próxima quarta-feira, 06 de setembro. Os interessados podem se inscrever no site da FAEPI

Poderão se candidatar os graduados em curso de nível superior, devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e registrado nos órgãos competentes nas áreas relacionadas à Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM), e que tenham conhecimentos básicos de eletrônica e de programação estruturada e orientada a objetos.

Para mais informações sobre esse certame, acesse https://faepi-ifam.org.br/editais/

Educadores do Século 21: o projeto Sala da Sustentabilidade/CMDI é inaugurado no IFAM Campus Distrito Industrial

O principal objetivo do Programa de Formação Educadores do Século 21 é a implementação dos ensinamentos em metodologias ágeis no dia-a-dia da atividade docente. A primeira turma da formação docente começou a colocar em prática os aprendizados com a abertura oficial do projeto Sala da Sustentabilidade/CMDI no dia 29 de agosto de 2023, no Laboratório de Biologia do IFAM Campus Distrito Industrial.

A inauguração contou com a palestra da Profª. Dra. Ana Lúcia Soares Machado intitulada de “Agenda 2030 e os desafios do Milênio” onde tratou sobre a Agenda 2030, um coalizão global assinada durante a Cúpula das Nações Unidas, em 2015, por 193 países membros. Nela consta os 17 Objetivos Sustentáveis e 169 metas em áreas de importância crucial para a humanidade e para o planeta, estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável abrangem diversos temas de perspectivas sociais e ambientais. O objetivo comum é o fim da pobreza, a proteção do meio ambiente e do clima, além da garantia que humanidade possa desfrutar de paz e prosperidade.

Projeto Sala da Sustentabilidade

A Sala da Sustentabilidade/CMDI foi idealizada pela turma de docentes do IFAM CMDI que participaram da primeira turma do Programa de Formação Educadores do Século 21. “A proposta foi construída em conjunto, baseando-se na Agenda Ambiental da Administração Pública, conhecida com A3P, e busca fortalecer o comprometimento do IFAM em relação ao desenvolvimento sustentável do Amazonas.” conta a professora Dra. Ana Lúcia Soares Machado, docente do IFAM CMDI e participante da primeira turma da Formação Docente do Projeto Aranouá.

Como funciona a Sala da Sustentabilidade?

Os alunos são divididos em três grupos baseados nos eixos da A3P. A primeira equipe irá trabalhar recursos naturais e eficiência energética, o segundo grupo irá trabalhar com gestão de resíduos dentro da instituição e o terceiro grupo irá se concentrar na qualidade de vida dentro do ambiente de trabalho e acadêmico. Ainda há uma quarta equipe de tecnologia que estará dando suporte às equipes afim de desenvolver tecnologias pautadas nas demandas do eixos da A3P.

Futuros eventos do projeto

No dia 30 de novembro será realizado o Demoday com os alunos, onde as equipes irão apresentar os seus Pitchs para mostrar o que eles conseguiram desenvolver nesses três meses de projeto que foi iniciado no dia 29 de agosto.

TURMA-CMDI-VET-4-1024x768 Educadores do Século 21: o projeto Sala da Sustentabilidade/CMDI é inaugurado no IFAM Campus Distrito Industrial

Fonte: https://brasil.un.org/pt-br/91863-agenda-2030-para-o-desenvolvimento-sustent%C3%A1vel